Filosofia

O que é o Jiu-Jitsu

O Jiu-Jitsu é normalmente traduzido por “a arte suave”. Uma tradução menos poética, mas possivelmente mais descritiva, seria “a arte da adaptação flexível”. O Jiu-Jitsu requer habilidade para ceder ou esquivar de um ataque, oferecer resistência momentânea para quebrar o equilíbrio ou o ímpeto do atacante e, assim controlar, imobilizar ou incapacitar o oponente. O verdadeiro Jiu-Jitsu consiste em obter o máximo efeito com o mínimo esforço. Assim, o bom Jiu-Jitsu tem suas bases não em tamanho e força, mas sim em equilíbrio, senso de oportunidade, sutileza e flexibilidade.

Desta forma, o Jiu-Jitsu é um sistema de luta e autodefesa para todas as pessoas, independentemente de sua condição física, sexo, idade ou tamanho. É também uma excelente forma de exercício, especialmente quando se considera a importância de cada um manter ou aumentar sua flexibilidade, resistência e força.

Alunos de Rocian Gracie Jr
Alunos de Rocian Gracie Jr

É também uma boa prática para as crianças, pois ele aumenta a autoconfiança e a coordenação, e lhes ensina respeito, disciplina e interação social. O Jiu-Jitsu faz uso de golpes de articulação, como torções de braço e tornozelo, e de estrangulamentos, para imobilizar o oponente. Inclui também quedas, golpes traumáticos e defesas pessoais, como saídas de gravata, esquivas, contra-golpes.

Outra característica marcante diferencia o Jiu-Jitsu de outras artes: suas avançadas técnicas de luta de chão, com a qual é possível finalizar um adversário por meio de uma queda e usando-se torções com ambos deitados. As características da luta possibilitam que um lutador, mesmo sendo menor que o oponente, consiga vencer.

O Jiu-Jitsu Brasileiro é um estilo em constante evolução; uma vez que uma técnica é desenvolvida e usada em uma competição, outros praticantes começam a desenvolver defesas e contra ataques para ela, e defesas e contra ataques a essas últimas, o que permite que evolua livremente.

A Filosofia do Jiu-Jitsu

Mais do que um esporte, uma luta, o Jiu-Jitsu trás consigo uma filosofia voltada ao equilíbrio do corpo e da alma e, como toda filosofia nos orienta à prática do cotidiano.Alunos de Rocian Gracie Jr

O objetivo do Jiu-Jitsu é o de desenvolver reflexos físicos, emocionais e espirituais, detectando medos e limitações, em busca de caminhos positivos. O confronto pessoal exige o encontro do equilíbrio, sendo um vencedor de si mesmo primeiramente, vencendo seus limites.

Quanto maior a harmonia e a sintonia de você com você mesmo, maior a autoconfiança, o autocontrole, a autoestima, a fé de que tudo dará certo. A disciplina que o jiu-jitsu exige faz parte da filosofia de vida que deve estar sempre voltada para a evolução, a confiança e o poder. O autocontrole e autoconfiança são estimuladas através da implicação dos exercícios físicos e mentais.

Alunos de Rocian Gracie Jr

OS DOZE ENSINAMENTOS

  1. Ser tão forte que nada possa perturbar a paz da tua mente.
  2. Falar a todos de felicidade, saúde e prosperidade.
  3. Dar a todos os teus amigos a sensação de que têm valor.
  4. Olhar as coisas pelo seu lado luminoso e atualizar teu otimismo em realidade.
  5. Pensar somente no melhor, trabalhar unicamente pelo melhor e esperar sempre o melhor.
  6. Ser tão justo e tão entusiasta com respeito ao êxito dos outros como és com o teu próprio.
  7. Esquecer os erros do passado e concentrar tuas energias nas conquistas do futuro.
  8. Manter sempre o semelhante alegre e ter um sorriso para todos os que a ti se dirijam.
  9. Empregar o maior tempo no aperfeiçoamento de ti mesmo, e nenhum tempo em criticar os outros.
  10. Ser grande demais para sentir desassossego, nobre demais para sentir cólera, forte demais para sentir temor e feliz demais para sentir contrariedades.
  11. Ter boa opinião sobre ti mesmo e proclama-la perante o mundo, mas não com palavras altissonantes e sim com boas obras.
  12. Ter a firme convicção de que o mundo estará ao teu lado, enquanto te mantiveres ao que há de melhor em ti.

Inclua o nosso método de ensino em sua academia

O método de ensino Rocian Gracie Jr de Jiu-Jitsu pretende possibilitar a organização e a padronização do ensino/aprendizado do Jiu-JItsu. Trata-se de uma forma efetiva de ensinar mais de 200 golpes selecionados entre os básicos e os mais avançados, da faixa branca à faixa preta.

Saiba mais!