Método de ensino

Fazendo parte da cultura corporal, as lutas representam hoje um meio eficaz de educação e um conjunto de conteúdos altamente valiosos a serem trabalhados no dia a dia e no Treinamento Desportivo.

O objetivo educacional deve ser coerente com a realidade do aluno, onde este é levado a vivenciar as mais diversas manifestações da cultura corporal de maneira crítica e consciente, estabelecendo relações com a sociedade em que vive. Deste modo o papel do Educador é levar o aluno a um conhecimento de si mesmo e do mundo através da prática de várias atividades.

Partindo deste pressuposto, as lutas devem ser inseridas no contexto de vida das pessoas, pois propicia além do trabalho corporal, a aquisição de valores e princípios essenciais para a formação do ser humano em um aspecto mais ampliado. A nossa filosofia está totalmente baseada no respeito, uma vez que respeitar é honrar. É agir de maneira para não interferir negativamente, de qualquer maneira, na minha vida ou na do meu próximo. Neste caminho, além do respeito, encontraremos a humildade, a auto confiança, o auto conhecimento e a persistência.

O Jiu-Jitsu

É a arte marcial mais completa que existe. Melhora o condicionamento físico, aumenta a força, aumenta a flexibilidade, emagrece, aumenta o fôlego, aumenta a resistência muscular e cardiovascular. Melhora os reflexos. Melhora o raciocínio. Diminui ou, quase sempre, elimina a ação negativa do Estresse. Aumenta a concentração. Aumenta a força de vontade. Aumenta a garra.

No tatame

Sempre ao entrar e ao sair de um tatame você deve cumprimentá-lo, reverenciá-lo, abaixando o tronco e a cabeça em sinal de respeito. Esse cumprimento tem o seguinte significado: EU ME RESPEITO E RESPEITO OS MEUS COMPANHEIROS.

O tatame é sagrado para o praticante de artes marciais. Dentro dele jamais pronunciamos palavras de baixo escalão e/ou fazemos comentários desmerecendo ao próximo.

NELE, UMA LUTA DE JIU-JITSU NUNCA É PESSOAL PARA COM A OUTRA PESSOA.

Nele, praticamos não só o jiu-jitsu mas, a solidariedade, a amizade,  a filosofia em si. Aprendemos com os mais graduados, ensinamos os menos graduados. Buscamos aprender com as nossas falhas, nos esforçando para aprimorar o auto conhecimento.

Quando eu começo a lutar?

O aluno iniciante ou aquele que está sem praticar a atividade física por um tempo superior a 3 meses  só deve participar de uma luta após a 3ª aula, para evitar contusões.

O aluno pode se machucar sozinho, fazendo mais força do que o necessário em alguma posição. A paciência, a persistência, o contato inicial com o jiu-jitsu  a fim de conhecê-lo um pouco, nesta fase, é muito importante.

Aquecimento

O aquecimento é indispensável para quem treina jiu-jitsu, pois prepara o corpo para o treino e previne lesões mais sérias. O aquecimento geral prepara todo o organismo para trabalhar em conjunto. Por exemplo, ele eleva a freqüência cardíaca e respiratória, a pressão arterial, aumenta a temperatura corporal a fim de deixar a musculatura deixando-a mais aquecida, o que proporciona maiores amplitudes no alongamento. Além disso, os músculos ficam melhores “nutridos” por causa da ativação da circulação do sangue.

Graduação e Exame de Faixa

O aluno do Centro de Treinamento Rocian Gracie Jr., saberá  qual o caminho a ser seguido da faixa branca à faixa preta. Aqui, há um método de graduação onde, a cada quatro meses, o aluno fará um exame e receberá um grau na sua faixa. A cada quatro graus, o aluno fará um exame para mudar de faixa. O aluno traçará a sua meta com sua dedicação e desempenho. É importante saber que o Mestre Rocian Gracie Jr. é quem indica o aluno para fazer os exames.

O Mestre Rocian Gracie Jr. colocou todo o método de graduação em uma apostila, e nela contém TODAS  as posições de Jiu-Jitsu que o aluno precisa saber para caminhar da faixa branca à preta.

Clique e faça download do sistema de graduação para crianças e adultos.

Quem pode praticar?

O Jiu-Jitsu é um esporte físico de grande contato que nos proporciona melhora física e mental, contribuindo para que crianças futuramente tornem-se homens de caráter. Recomendado para crianças maiores de cinco anos, pois é um esporte que exige certas atenções e compreensões de seus praticantes, envolve disciplina e evolução corporal para quem está em fase de crescimento, praticado por homens e mulheres.

Os benefícios notados estão na melhor capacitação vascular, evita riscos e problemas respiratórios e cardíacos, com muito condicionamento físico e determinação nos treinos, qualquer praticante poderá elevar seus níveis. Começa com alongamento, aeróbico e em seguida são apresentadas as técnicas utilizadas no esporte.

Uma aula de Jiu-Jitsu pode gastar de 750 á 1.500 calorias por hora, dependendo de seu esforço nas aulas. Para um gasto maior de calorias requer certa experiência e determinação do aluno. Logo o estresse e timidez sumirão, pessoas ansiosas e agitadas perceberão mais serenidade, auto-estima, confiança, definição muscular, resistência, acelera o metabolismo, capacitação cardiovascular e respiratória, flexibilidade, coordenação motora e reflexos apurados.

Ao contrário do que muitos pensam, o Jiu-Jitsu é um esporte intelectualizado, tendo em vista sua complexidade; seus movimentos obedecem a uma ordem crescente de controle e inteligência; seu aprendizado é recomendado por médicos, psocólogos e educadores, como integrante da educação, paleativo de tensões psíquicas e fator de desenvolvimento físico. Seus movimentos regulam o controle motor, atuando como efeito de psicomotricidade, autoconfiança e total controle de si mesmo condicionando os reflexos, induzindo as decisões rápidas e seguras em situações caóticas e consequentemente desprovendo de complexos seus praticantes.

Assim sendo, o Jiu-Jitsu é indicado para quem procura um esporte, que trabalhe simultaneamente o físico e o mental. Costuma-se dizer que o jiu-jítsu transforma garotinhos em homens de bem e bom caráter, afastando-os das drogas, cigarros e bebidas, tendo em vista que os lutadores sempre são disciplinados no sentido de seguirem uma alimentação correta e descanso.

Inclua o nosso método de ensino em sua academia

O método de ensino Rocian Gracie Jr de Jiu-Jitsu pretende possibilitar a organização e a padronização do ensino/aprendizado do Jiu-JItsu. Trata-se de uma forma efetiva de ensinar mais de 200 golpes selecionados entre os básicos e os mais avançados, da faixa branca à faixa preta.

Saiba mais!